
DIRETORA ADMINISTRATIVA
DIRETORA ADMINISTRATIVA
Pelo fato dos passos serem nomeados em francês, algumas pessoas podem pensar que a dança que conhecemos hoje como Balé Clássico surgiu na França. No entanto, o balé nasceu nas cortes Italianas, em meados do século XV, mas, foi aprimorado pelos franceses. Tanto que foi em Paris fundada em 1661, pelo Rei Luís XIV, a primeira escola de Dança do mundo, chamada Academia Real de Dança. A Academia tinha como professor Pierre Beauchamp, o responsável pela criação das 5 posições dos pés, que assim, deu início a base técnica do Balé, o estruturando e codificando.
Dessa forma, podemos definir o Balé Clássico como uma dança tradicional europeia que se popularizou, sendo atualmente um estilo de dança influente a nível mundial que possui uma técnica altamente rigorosa e um vocabulário próprio.
Na Dança Infantil, o(a) aluno(a) inicia com 3 anos de idade a preparação para o Balé Clássico. Nessa fase do aprendizado, o(a) aluno(a) terá noções de consciência corporal, espaço, psicomotricidade, dinâmica do movimento, coordenação motora, disciplina, trabalho em grupo, exercícios posturais e de alongamento, memorização, musicalidade, socialização. As aulas são realizadas sem meia calça e sapatilha, apenas com o collant, pois o aluno precisa ter contato com o ambiente e os movimentos. À partir de 6 anos, o (a) aluno(a) começa a se familiarizar com as técnicas do Balé Clássico, saindo da fase dos pés descalços para a sapatilha de meia ponta.
O Balé Clássico oferece ao estudante uma educação que vai além da técnica e pode ser praticado por qualquer pessoa que queira experimentar o prazer do movimento, independente da idade ou gênero. Lembrando que, apesar de na atualidade comumente o balé ser entendido como uma dança feminina, nos séculos XVII e VXIII os homens eram protagonistas nos palcos.
Na Balleto, utilizamos o Método de ensino Russo-Vaganova e contamos com um plano pedagógico próprio desenvolvido pela coordenadora Isadora Almeida, tendo como principal objetivo proporcionar aos nossos alunos e alunas um processo de ensino-aprendizagem sólido e continuo da técnica do balé clássico.
Benefícios do Balé Clássico:
-
Flexibilidade.
-
Coordenação motora, musicalidade, memorização e ritmo.
-
Disciplina.
-
Postura, equilíbrio e respiração.
-
Fortalecimento muscular.
























