15 de Outubro - Dia dos Professores
- Nayara Calixto
- há 11 horas
- 7 min de leitura
No dia 15 de Outubro é celebrado o dia dos professores no Brasil. Essa data enfatiza a importância do trabalho desses profissionais que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se resume a “transmitir conhecimento”. Como já discutido há anos por Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, os estudantes não chegam na sala de aula “vazios” de conhecimento. Além disso, a própria palavra Educação está relacionada à prática de desenvolvimento humano, logo, a ideia de transmissão é um tanto ultrapassada. Assim, a função dos professores é a de facilitar o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades dos alunos. Ou seja, os docentes são mediadores do conhecimento e potencializadores do aprendizado. Nessa discussão, é relevante lembrarmos que o(a) professor(a) é a base sobre a qual todas as outras profissões são construídas.
No caso da Dança, por ser uma Arte que acontece no/pelo corpo em movimento, o(a) professor(a) de Dança auxilia na formação artística, física, intelectual e cidadã do(a) bailarino(a). Em outras palavras, o trabalho do(a) professor(a) de Dança não se limita a ensinar passos de Dança, técnicas e coreografias. Pois, por meio do próprio processo de ensino-aprendizagem da Dança, o docente qualificado colabora com o desenvolvimento da autonomia, socialização, criatividade, expressão corporal e pensamento crítico. Isso, se atentando às necessidades específicas de cada aluno(a).
Comumente, os professores de Dança também atuam como um apoio emocional dos bailarinos, os ajudando com desafios dentro e fora da sala de aula. O impacto de um docente comprometido e preparado pode ser visto ao longo de toda vida dos estudantes em diversos âmbitos de suas vidas. Por isso, a Balleto conta com um corpo docente diverso e capacitado. Homenageamos e agradecemos a esses profissionais que fazem a Balleto Escola de Dança ser o que ela é: um lugar de formação artística e cidadã.
Conheça um pouco da formação artístico-docente dos nossos professores e professoras:

Patrícia Leite é formada pelo curso de qualificação de bailarino para o corpo de baile do Centro de Dança Rio. Foi professora e assistente de Deborah Bastos no período de 1987 até 2004 na mesma escola, trabalhando com a modalidade Jazz Infantil, Adulto e Curso Profissionalizante de Qualificação para Bailarinos de Corpo de Baile. É graduada pelo Curso de Licenciatura Plena em Dança da Universidade. É coreógrafa premiada em festivais nacionais e no Youth American Grand Prix (Nova York). Cursos de qualificação no exterior com Hector Mercado, professor de Jazz, e na Academia Step on Broadway (Nova York) de 1996 a 1998.

Marisa Martinn é formada pela Escuela Nacional de Danzas (Buenos Aires) e concluiu o Professorado de Dança Clássica e Moderna. Paralelamente, aperfeiçoou-se em dança contemporânea no Teatro Municipal General San Martín. É pós-graduada em metodologia da dança Clássica e realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento e atuo constantemente como bailarina na Argentina e no Brasil. Foi por três vezes premiada com o primeiro lugar pelo Concurso Nacional de Ballet e Coreografia do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), órgão vinculado ao Conséil Internacional de la Danse (CIDD) da UNESCO.

Bruna Bottino começou seus estudos na Dança com 5 anos de idade e iniciou trabalhos no meio artístico do teatro musical, como atriz/bailarina, aos 11 anos, e assistente de coreografia, do diretor Alessandro D’ovalle, aos 16 anos na Casa de Show Ecléticos - Garçons Cantores (2011). Se tornou coreógrafa da comissão de frente mirim da Tijuquinha do Borel(2015) onde permaneceu durante 5 anos, e recebeu importantes premiações como melhor comissão (2015 e 2020) e melhor coreógrafa do carnaval mirim (2017). É formada em Dança pelo SPDRJ. Como professora iniciou aos 19 anos e trabalhou com as modalidades de ballet e jazz, tanto infantil quanto juvenil, na Balleto Escola de Dança, fazendo parte do quadro de professores desde o ano de 2013.

Felipe Araujo começou seus estudos na dança em 2006 e se formou pelo Espaço Cultural de Arte e Dança do Rio de Janeiro - Profissionalizante de Ballet Clássico e outras modalidades como: Jazz dance, Afro dance, Dança Moderna, Danças Urbanas. Tem seu registro profissional (DRT) de artista/bailarino em Jazz. Foi bailarino da Cia Laboratório de Arte Negra em Movimento (Estudo de Dança Afro Brasileira e Dança Contemporânea) de 2011 a 2019. Participa como bailarino em comissão de frente de escolas de samba desde 2013. Desde de 2020 vem ganhando premiações com coreografias de Danças Urbanas em festivais dentro e fora do município do Rio de Janeiro.

Nayara Calixto Iniciou seus estudos em Dança no Balé Clássico e praticou outras técnicas, como Jazz e Dança Contemporânea. Nesse percurso, formou-se em Balé Clássico pela Royal Academy of Dance e realizou diversos cursos livres. Sobre sua formação acadêmica em Dança: graduou-se em Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Universidade Estadual do Paraná e tem especialização em Arte na Educação - Dança, Música e Teatro pela Faculdade Fasouza. Possuí Mestrado em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o Projeto de Pesquisa Estudos em História da Dança no Brasil do Departamento de Arte Corporal - EEFD/UFRJ. Nayara atua como professora de Balé Clássico há 10 anos.

Isadora Almeida é formada pelo curso profissionalizante do Centro de Dança Rio (2015). Ao longo do curso participou de vários concursos, workshops e cursos nacionais e internacionais, como VKBC e Dance Open Ballet. Também participou de uma temporada de “O Quebra-Nozes” com o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Após sua formatura, foi contemplada com uma bolsa de estudos para o Summer Program do Joffrey Ballet School em NY e depois para o Professional Dance Training no Paris Marais Dance School. Em 2019 entrou para o Scholarship Program no The Ailey School em NY, com bolsa integral, onde estudou durante 1 ano. Atualmente é graduanda em Artes Visuais e ajuda bailarinas na escolha da sapatilha de ponta através do Fitting Ma Ballet Shop.

Pâmella Bittencourt iniciou seus passos na dança aos 5 anos de idade e se formou como bailarina para Corpo de Baile aos 16 anos no Centro de Dança Rio (2015). Em 2016, formou-se pela Royal Academy of Dance (Level 3 - Intermediate). Pâmella é formada como Profissional de Educação Física e tem Especialização em Fisiologia do Exercício e Biomecânica, além de ter curso em Mobilização Neural.

Clarissa Pinheiro iniciou seus estudos de dança aos 10 anos, com aulas de ballet clássico e posteriormente de jazz. Anos mais tarde, começou a fazer aulas de sapateado. Participou de cursos intensivos de férias com profissionais renomados como Christiane Matallo, Flavia Costa. E workshops com Cintia Martin, Breno de Souza, entre outros. Após graduar-se em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2017, retornou às salas de dança em 2018 como professora.

Amanda Rodrigues iniciou seus estudos no teatro em 2003 quando começou a participar do grupo de teatro do Colégio Metropolitano, escola em que estudava na época. Durante os anos de 2006 a 2009, fez parte do grupo de atores da SB Artes, estendendo seus estudos no teatro e participando de espetáculos. Em 2008 fez o curso de teatro do O Tablado. No ano de 2011, Amanda Rodrigues se formou no Curso de Formação Profissional de Ator, da CAL, ficando em cartaz por dois meses no Teatro Gonzaguinha com o espetáculo de formatura “Divinarias”, sob direção de Inez Viana. Em 2015 participou da novela da Rede Record "Os Dez Mandamentos".

Pedro Vieira iniciou sua trajetória artística em 2003 no Studio Escola de Atores TV e Cinema onde permaneceu estudando até o ano de 2005. Ainda no ano de 2006 iniciou como ator e produtor na Companhia Capa. Ao longo desses anos, através de agências como Conspiração Filmes, Bravo Models e NSL Produções, participou de comerciais para Sandálias Ipanema, Azeite Gallo e Outback Steakhouse. Em 2010 participou do workshop de aprofundamento teatral no Sesc Tijuca com Thierry Tremouroux, Raquel Karro e Hammir Haddad. Nos anos de 2010 e 2011 fez parte do curso de dublagem Voice Brazil, com Isabella Quadros. Em 2016 protagonizou o curta metragem "Claridade Incerta", com direção de Sandra Prazeres e Robert Zhie.

Eloise Lourenço iniciou seus estudos em um projeto em Irajá quanto tinha seus 7 anos, onde fazia Piano, Ballet Clássico e Jazz Infantil. Aos 13 anos a Diretora Cláudia Lúcia lhe encaminhou para o Centro de Dança Rio onde se formou em Jazz, Afro e Ballet Clássico. Após 3 anos ela criou a Academia Uniart, onde Eloisa Lourenço foi convidada para auxiliar nas aulas de Dança Infantil. Alguns anos depois começou como professora. Eloise é Graduada em Licenciatura em Dança pela Faculdade da Cidade, já participou de vários cursos e alguns encontros como palestrante onde fez apresentações coreográficas. Possui Registro de Artista e Bailarina (Carteira Profissional).

Juliana Salles é atriz-bailarina formada pelo Ensino médio técnico em dança da FAETEC com DRT em Jazz. Tem experiência em dança contemporânea, jazz, ballet clássico e Danças urbanas que é meu principal foco. Algumas experiências minhas no mundo da dança são: Fui coreógrafa e bailarina no espetáculo de conclusão de curso "Amarelo, do movimento a ausência", participei e estagiei na sétima e oitava edições do seminário e workshops "Instâncias da dança educação carioca" e Workshop do ballet da cantora Ludmilla com o professor, coreógrafo e bailarino Thales Matias.

Ana Luisa Ferreira iniciou na dança aos 4 anos de idade, fazendo aulas de balé infantil. Com o passar do tempo, começou a se interessar por outras modalidades, como o Jazz Dance. Em 2015, ingressou como aluna na Balleto e desde então continuou fazendo aulas e dançando nos espetáculos e festivais com a escola. Em 2023 começou a estagiar na escola em turmas de balé clássico e jazz. Ana Luísa é graduanda em Fisioterapia no Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Igor Mello é formado pela Balleto Escola de Dança, com ênfase em ballet clássico e dança contemporânea, tendo realizado estágio na mesma escola focando em ballet adulto. Além disso, se formou em Ciências Sociais pela UFRJ e atualmente é acadêmico do Bacharelado em Educação Física pela Unicesumar. Dançou produções da própria Balleto e participou como bailarino convidado em produções de outras instituições. Tem certificações dos métodos Vaganova (pela Escola do Ballet Bolshoi no Brasil) e Cubano (pela Escola Nacional do Ballet de Cuba), além de ter participado de diversos workshops e eventos. Também é associado ao SPDRJ, o Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro.
Jeniffer Monteiro é bailarina profissional registrada pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ). É formada pela Escola de Dança Alice Arja (2015), onde desenvolveu sólida base técnica e artística. Em 2016, ingressou na Companhia de Ballet do Rio de Janeiro (CBRJ). Em âmbito internacional, participou de cursos e programas de aperfeiçoamento, incluindo: Miami City Ballet School; Oklahoma City Ballet e GPAL.
Comentários