top of page

15 de Outubro - Dia dos Professores

  • Foto do escritor: Nayara Calixto
    Nayara Calixto
  • há 11 horas
  • 7 min de leitura

No dia 15 de Outubro é celebrado o dia dos professores no Brasil. Essa data enfatiza a importância do trabalho desses profissionais que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se resume a “transmitir conhecimento”. Como já discutido há anos por Paulo Freire, o patrono da educação brasileira,  os estudantes não chegam na sala de aula “vazios” de conhecimento. Além disso, a própria palavra Educação está relacionada à prática de desenvolvimento humano, logo, a ideia de transmissão é um tanto ultrapassada. Assim, a função dos professores é a de facilitar o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades dos alunos. Ou seja, os docentes são mediadores do conhecimento e potencializadores do aprendizado. Nessa discussão, é relevante lembrarmos que o(a) professor(a) é a base sobre a qual todas as outras profissões são construídas.


No caso da Dança, por ser uma Arte que acontece no/pelo corpo em movimento, o(a) professor(a) de Dança auxilia na formação artística, física, intelectual e cidadã do(a) bailarino(a). Em outras palavras, o trabalho do(a) professor(a) de Dança não se limita a ensinar passos de Dança, técnicas e coreografias. Pois, por meio do próprio processo de ensino-aprendizagem da Dança, o docente qualificado colabora com o desenvolvimento da autonomia, socialização, criatividade, expressão corporal e pensamento crítico. Isso, se atentando às necessidades específicas de cada aluno(a).


Comumente, os professores de Dança também atuam como um apoio emocional dos bailarinos, os ajudando com desafios dentro e fora da sala de aula. O impacto de um docente comprometido e preparado pode ser visto ao longo de toda vida dos estudantes em diversos âmbitos de suas vidas. Por isso, a Balleto conta com um corpo docente diverso e capacitado. Homenageamos e agradecemos a esses profissionais que fazem a Balleto Escola de Dança ser o que ela é: um lugar de formação artística e cidadã.


Conheça um pouco da formação artístico-docente dos nossos professores e professoras:


ree
  • Patrícia Leite é formada pelo curso de qualificação de bailarino para o corpo de baile do Centro de Dança Rio. Foi professora e assistente de Deborah Bastos no período de 1987 até 2004 na mesma escola, trabalhando com a modalidade Jazz Infantil, Adulto e Curso Profissionalizante de Qualificação para Bailarinos de Corpo de Baile. É graduada pelo Curso de Licenciatura Plena em Dança da Universidade. É coreógrafa premiada em festivais nacionais e no Youth American Grand Prix (Nova York). Cursos de qualificação no exterior com Hector Mercado, professor de Jazz, e na Academia Step on Broadway (Nova York) de 1996 a 1998.


ree
  • Marisa Martinn é formada pela Escuela Nacional de Danzas (Buenos Aires) e concluiu o Professorado de Dança Clássica e Moderna. Paralelamente, aperfeiçoou-se em dança contemporânea no Teatro Municipal General San Martín. É pós-graduada em metodologia da dança Clássica e realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento e atuo constantemente como bailarina na Argentina e no Brasil. Foi por três vezes premiada com o primeiro lugar pelo Concurso Nacional de Ballet e Coreografia do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), órgão vinculado ao Conséil Internacional de la Danse (CIDD) da UNESCO.


ree
  • Bruna Bottino começou seus estudos na Dança com 5 anos de idade e iniciou trabalhos no meio artístico do teatro musical, como atriz/bailarina, aos 11 anos, e assistente de coreografia, do diretor Alessandro D’ovalle, aos 16 anos na Casa de Show Ecléticos - Garçons Cantores (2011). Se tornou coreógrafa da comissão de frente mirim da Tijuquinha do Borel(2015) onde permaneceu durante 5 anos, e recebeu importantes premiações como melhor comissão (2015 e 2020) e melhor coreógrafa do carnaval mirim (2017). É formada em Dança pelo SPDRJ. Como professora iniciou aos 19 anos e trabalhou com as modalidades de ballet e jazz, tanto infantil quanto juvenil, na Balleto Escola de Dança, fazendo parte do quadro de professores desde o ano de 2013.


ree
  • Felipe Araujo começou seus estudos na dança em 2006 e se formou pelo Espaço Cultural de Arte e Dança do Rio de Janeiro - Profissionalizante de Ballet Clássico e outras modalidades como: Jazz dance, Afro dance, Dança Moderna, Danças Urbanas. Tem seu registro profissional (DRT) de artista/bailarino em Jazz. Foi bailarino da Cia Laboratório de Arte Negra em Movimento (Estudo de Dança Afro Brasileira e Dança Contemporânea) de 2011 a 2019. Participa como bailarino em comissão de frente de escolas de samba desde 2013. Desde de 2020 vem ganhando premiações com coreografias de Danças Urbanas em festivais dentro e fora do município do Rio de Janeiro.


ree
  • Nayara Calixto ​Iniciou seus estudos em Dança no Balé Clássico e praticou outras técnicas, como Jazz e Dança Contemporânea. Nesse percurso, formou-se em Balé Clássico pela Royal Academy of Dance e realizou diversos cursos livres. Sobre sua formação acadêmica em Dança: graduou-se em Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Universidade Estadual do Paraná e tem especialização em Arte na Educação - Dança, Música e Teatro pela Faculdade Fasouza. Possuí Mestrado em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o Projeto de Pesquisa Estudos em História da Dança no Brasil do Departamento de Arte Corporal - EEFD/UFRJ. Nayara atua como professora de Balé Clássico há 10 anos.


ree
  • Isadora Almeida é formada pelo curso profissionalizante do Centro de Dança Rio (2015). Ao longo do curso participou de vários concursos, workshops e cursos nacionais e internacionais, como VKBC e Dance Open Ballet. Também participou de uma temporada de “O Quebra-Nozes” com o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Após sua formatura, foi contemplada com uma bolsa de estudos para o Summer Program do Joffrey Ballet School em NY e depois para o Professional Dance Training no Paris Marais Dance School. Em 2019 entrou para o Scholarship Program no The Ailey School em NY, com bolsa integral, onde estudou durante 1 ano. Atualmente é graduanda em Artes Visuais e ajuda bailarinas na escolha da sapatilha de ponta através do Fitting Ma Ballet Shop.


ree
  • Pâmella Bittencourt iniciou seus passos na dança aos 5 anos de idade e se formou como bailarina para Corpo de Baile aos 16 anos no Centro de Dança Rio (2015). Em 2016, formou-se pela Royal Academy of Dance (Level 3 - Intermediate). Pâmella é formada como Profissional de Educação Física e tem Especialização em Fisiologia do Exercício e Biomecânica, além de ter curso em Mobilização Neural.


ree
  • Clarissa Pinheiro iniciou seus estudos de dança aos 10 anos, com aulas de ballet clássico e posteriormente de jazz. Anos mais tarde, começou a fazer aulas de sapateado. Participou de cursos intensivos de férias com profissionais renomados como Christiane Matallo, Flavia Costa. E workshops com Cintia Martin, Breno de Souza, entre outros. Após graduar-se em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2017, retornou às salas de dança em 2018 como professora.


ree
  • Amanda Rodrigues iniciou seus estudos no teatro em 2003 quando começou a participar do grupo de teatro do Colégio Metropolitano, escola em que estudava na época. Durante os anos de 2006 a 2009, fez parte do grupo de atores da SB Artes, estendendo seus estudos no teatro e participando de espetáculos. Em 2008 fez o curso de teatro do O Tablado. No ano de 2011, Amanda Rodrigues se formou no Curso de Formação Profissional de Ator, da CAL, ficando em cartaz por dois meses no Teatro Gonzaguinha com o espetáculo de formatura “Divinarias”, sob direção de Inez Viana. Em 2015 participou da novela da Rede Record "Os Dez Mandamentos".


ree
  • Pedro Vieira iniciou sua trajetória artística em 2003 no Studio Escola de Atores TV e Cinema onde permaneceu estudando até o ano de 2005.  Ainda no ano de 2006 iniciou como ator e produtor na Companhia Capa. Ao longo desses anos, através de agências como Conspiração Filmes, Bravo Models e NSL Produções, participou de comerciais para Sandálias Ipanema, Azeite Gallo e Outback Steakhouse. Em 2010 participou do workshop de aprofundamento teatral no Sesc Tijuca com Thierry Tremouroux, Raquel Karro e Hammir Haddad. Nos anos de 2010 e 2011 fez parte do curso de dublagem Voice Brazil, com Isabella Quadros. Em 2016 protagonizou o curta metragem "Claridade Incerta", com direção de Sandra Prazeres e Robert Zhie.


ree
  • Eloise Lourenço iniciou seus estudos em um projeto em Irajá quanto tinha seus 7 anos, onde fazia Piano, Ballet Clássico e Jazz Infantil. Aos 13 anos a Diretora Cláudia Lúcia lhe encaminhou para o Centro de Dança Rio onde se formou em Jazz, Afro e Ballet Clássico. Após 3  anos ela criou a Academia Uniart, onde Eloisa Lourenço foi convidada para auxiliar nas aulas de Dança Infantil. Alguns anos depois começou como professora. Eloise é Graduada em Licenciatura em Dança pela Faculdade da Cidade, já participou de vários cursos e alguns encontros como palestrante onde fez apresentações coreográficas. Possui Registro de Artista e Bailarina (Carteira Profissional).

ree
  • Juliana Salles é atriz-bailarina formada pelo Ensino médio técnico em dança da FAETEC com DRT em Jazz. Tem experiência em dança contemporânea, jazz, ballet clássico e Danças urbanas que é meu principal foco. Algumas experiências minhas no mundo da dança são: Fui coreógrafa e bailarina no espetáculo de conclusão de curso "Amarelo, do movimento a ausência", participei e estagiei na sétima e oitava edições do seminário e workshops "Instâncias da dança educação carioca" e Workshop do ballet da cantora Ludmilla com o professor, coreógrafo e bailarino Thales Matias.


ree
  • Ana Luisa Ferreira iniciou na dança aos 4 anos de idade, fazendo aulas de balé infantil. Com o passar do tempo, começou a se interessar por outras modalidades, como o Jazz Dance. Em 2015, ingressou como aluna na Balleto e desde então continuou fazendo aulas e dançando nos espetáculos e festivais com a escola. Em 2023 começou a estagiar na escola em turmas de balé clássico e jazz. Ana Luísa é graduanda em Fisioterapia no Instituto Federal do Rio de Janeiro.


ree
  • Igor Mello é formado pela Balleto Escola de Dança, com ênfase em ballet clássico e dança contemporânea, tendo realizado estágio na mesma escola focando em ballet adulto. Além disso, se formou em Ciências Sociais pela UFRJ e atualmente é acadêmico do Bacharelado em Educação Física pela Unicesumar. Dançou produções da própria Balleto e participou como bailarino convidado em produções de outras instituições. Tem certificações dos métodos Vaganova (pela Escola do Ballet Bolshoi no Brasil) e Cubano (pela Escola Nacional do Ballet de Cuba), além de ter participado de diversos workshops e eventos. Também é associado ao SPDRJ, o Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro.


  • Jeniffer Monteiro é bailarina profissional registrada pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ). É formada pela Escola de Dança Alice Arja (2015), onde desenvolveu sólida base técnica e artística. Em 2016, ingressou na Companhia de Ballet do Rio de Janeiro (CBRJ). Em âmbito internacional, participou de cursos e programas de aperfeiçoamento, incluindo: Miami City Ballet School; Oklahoma City Ballet e GPAL.




 
 
 

Comentários


Balleto Escola de Dança

Rua Coronel Cota, 56 - Méier, Rio de Janeiro - RJ

(21) 96841-2063

(21) 3594.6019 

bottom of page