Retrospectiva Balleto 2025
- Nayara Calixto

- há 21 minutos
- 3 min de leitura
O ano de 2025 foi cercado de momentos incríveis e enriquecedores para os alunos e colaboradores da Balleto. Entre técnica, criações, novos conhecimentos, evoluções, conquistas e amor, no post de hoje recordaremos os momentos mais marcantes desse ano letivo!
1° Festival do ano - Balletianos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro: Festival Carioca Ballet de Favela. Premiação: 2° lugar - Solo Contemporâneo “Do útero da flor, me fiz poesia” e Trio Danças Urbanas “Super poderosas”. 3° lugar - Solo Jazz “Verdades em queda”.
Criação da Balleto Art&Cia: Criação da Companhia independente profissional Balleto Art&Cia, composta, primeiramente, pelos professores da Balleto e alguns alunos mais velhos da grade Nivelar, com direção artística de Patrícia Leite e Marisa Marttin. Apresentando uma versão adaptada do espetáculo “Makuxi: uma aventura na Amazônia”, um texto original de Bruna Bottino. A Cia fez uma pré estreia do dia 19 de julho com um fragmento, no teatro Miguel Falabella, e estreou a obra completa nos dias 06 e 07 de setembro, no Teatro Armando Gonzaga.
Masterclass com Ingrid Silva: Um momento que marcou o ano de 2025 dos Balletianos. Receber uma das maiores referências do balé clássico em nossa escola foi muito especial e inspirador.
Minicurso "Balé Clássico e contemporaneidades: por um ensino antirracista": Este minicurso foi pensado especialmente para quem deseja repensar o ensino do balé clássico sob uma perspectiva crítica, antirracista e contemporânea. O curso buscou trazer reflexões e debates sobre discursos e práticas excludentes historicamente naturalizados no universo do balé – e propor caminhos pedagógicos que dialoguem com a diversidade, a equidade e a urgência de um ensino transformador. O minicurso ocorreu na Balleto, foi ministrado pela nossa professora Nayara Calixto e foi aberto à nossos professores e professores externos.

Turma Básico III recebeu suas primeiras sapatilhas de ponta: Com a supervisão da coordenadora Isadora Almeida, a turma iniciou o trabalho de técnica de pontas.
Festival de Dança de Joinville 2025: Mais um ano a Balleto marcou presença no maior Festival de Dança do mundo em número de participantes.

Aniversário de 15 anos da Balleto: No dia 28 de setembro de 2025, a Balleto completou 15 anos de história. Tivemos uma festa e as comemorações perduraram no decorrer do ano.
Aula pública: Um evento anual da Balleto que, no ano de 2025, dividiu-se em dois - Aula pública das turmas de Dança (19 de julho) e Aula pública das turmas de Teatro (22 de agosto).
AULA PÚBLICA TEATRO
Mostra de Dança e Semana das Danças Negras: Na Mostra de Dança Balleto 15 anos, os alunos das turmas mais avançadas assumiram o papel de coreógrafos das turmas intermediárias. A missão foi criar uma coreografia com mínimo de 1min e 30seg e máximo de 2min e 30seg. Essa proposta buscou fortalecer as relações interpessoais e exercitar a autonomia e a responsabilidade dos alunos, desafiando-os profissionalmente. A Semana das Danças Negras contou com workshops de danças afro-brasileiras, africanas e afro-norte-americanas. Essa foi uma oportunidade imperdível de nossos alunos realizarem aulas com profissionais incríveis e terem uma imersão cultural, adquirindo novos conhecimentos através do corpo em movimento.
Para finalizarmos esse ano incrível, ainda teremos nosso espetáculo de encerramento “O que a cidade me contou”, um texto original de Bruna Bottino, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, no Teatro Carlos Gomes. Esperamos vocês!

















































Comentários