Provas da Balleto: Por que participar?
- Nayara Calixto

- há 4 dias
- 2 min de leitura
Nos dias 1, 2 e 3 de julho acontecerão as provas do 1º semestre da Balleto. Por isso, no post de hoje, falaremos sobre a importância da participação nessas avaliações e explicaremos algumas particularidades de cada modalidade.
Como ocorrem as avaliações da escola?
Em 2026, as provas foram organizadas da seguinte forma:
Todas as turmas da grade nivelar, a partir do 1º ano, com exceção do Balé Clássico, realizarão a avaliação com banca externa no primeiro semestre. Ou seja, serão avaliadas por um profissional de fora da escola. Já no segundo semestre, a avaliação será conduzida pelo próprio professor da turma ou pelo coordenador da modalidade.
Nas turmas de Balé Clássico, do 1º ao 8º ano e o Balé Juvenil, a prova do primeiro semestre será avaliada pela coordenadora da modalidade, Isadora Almeida. No segundo semestre, a avaliação ficará a cargo de uma banca externa especializada no método Vaganova - método de ensino do balé clássico adotado pela escola.
Essa diferença foi definida em razão do volume de conteúdos previstos para as turmas de balé, que é maior em relação às demais modalidades.
As avaliações realizadas por banca externa possuem um custo de R$13,00 por modalidade. Esse valor contribui para os custos de contratação e deslocamento dos avaliadores convidados.
As turmas de preparatório de todas as modalidades não realizam avaliação com banca externa.

Por que participar das avaliações da escola?
As avaliações com banca externa são importantes, pois oferecem aos alunos a oportunidade de serem avaliados por um profissional que não acompanha seu desenvolvimento diariamente. Esse olhar externo traz uma perspectiva diferente sobre o desempenho do bailarino, permitindo identificar pontos fortes e aspectos que podem ser aprimorados. Além disso, esse processo contribui para o crescimento pedagógico da escola, fornecendo feedbacks valiosos sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula e auxiliando na manutenção da qualidade do ensino oferecido pela Balleto.
As avaliações realizadas pelo professor da turma também são importantes, pois permitem acompanhar de forma mais ampla o desenvolvimento de cada aluno ao longo do semestre. Como acompanham a rotina das aulas, os professores conseguem observar não apenas a execução técnica dos conteúdos trabalhados, mas também aspectos como dedicação, comprometimento, disciplina e evolução individual.
Participar das avaliações é uma oportunidade de crescimento, aprendizado e reconhecimento da evolução conquistada ao longo do semestre. As provas permitem que cada aluno compreenda melhor seu desenvolvimento, receba orientações para continuar evoluindo e celebre os resultados alcançados com seu empenho e dedicação.




Comentários